Descaminho

9.2.05

Plataforma



Exercício de paciência para muitos, Plataforma pode ser proveitoso para quem se dispõe a exercitar o que Walter Benjamin chamava de "olhar distraído". O filme do chinês Jia Zhang-Ke mostra de forma crua como é o processo de transição do socialismo para o capitalismo em seu país, começado no final dos anos 70 e ainda inacabado.

Não há julgamentos morais, muito menos forte viés ideológico (embora o governo chinês tenha proibido o filme), mas sobram planos longos e câmeras distantes dos atores. Claro que tudo é intencional e, ao fim, o cinema consegue passar para o espectador a sensação de impotência de um simples cidadão chines, independente dele estar filiado ou não a qualquer espécie de ideologia.

Surge, com ajuda de um amigo, uma outra reflexão: essa sensação de impotência perante o mundo é mesmo exclusiva ao mundo chinês? Segundo esse meu amigo, o problema do mundo ocidental "não é a "falsa consciência" de admitir que as idéias e as representações têm vida própria". O fenômeno com que nos deparamos hoje é essencialmente distinto: trata-se de uma negação consciente do real (ou, como diriam os psicanalistas: uma degeneração, já que o real não desaparece, mas "fica suspenso").

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bem amigos, há um medo recorrente, por estas bandas, em dizer as coisas pelo nome. Diabos que fogem da cruz com a simples menção de "ideologia". Para colocar as coisas no lugar, o prefácio que Vladimir Safatle escreveu para o livro "Bem vindos ao deserto do real". Está na página http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1778,1.shl. De quebra, a exposição dos conceitos RSI (real-simbólico-imaginário). Bom resto de semana. Miguelim.

2:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Great work!
[url=http://fmbyoduk.com/ibxo/sikn.html]My homepage[/url] | [url=http://qhjkhlel.com/ozni/dina.html]Cool site[/url]

8:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Thank you!
http://fmbyoduk.com/ibxo/sikn.html | http://ejkdhqxk.com/kfln/lsvj.html

8:21 AM  

Postar um comentário

<< Home