Descaminho

2.10.04

Capitu e Charlotte



Impressionante como todos temos dificuldade de admitir a existência da dúvida e conviver tranqüilamente com ela. A cena final de Encontros e Desencontros é que desperta muita curiosidade, pois ninguém sabe o que Bob (Bill Murray) sussurra no ouvido de Charlotte (Scarlett Johansson) antes de ambos trocarem um feliz 'ok' e alguns sorrisos.

A curiosidade a respeito dessa cena, mal comparando, parece aquele que norteia os amantes de Dom Casmurro: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Voltando a Encontros e Desencontros, sei que a cena é interessante porque não se sabe o que ele sussurra. E talvez ninguém saiba mesmo. A questão é que já é informação mais do que suficiente. Um dos segredos do filme são os silêncios, as elipes, a sintonia de pensamentos etc.

Silêncios deixados de lado, um desses alucinados da internet gravou o som do sussuro, reduziu o ruído de fundo e amplificou a voz de Bob... o 'som' desta extravagância pode ser ouvido no link abaixo, em mp3:

http://www.andygarfield.com/translation.htm

Forçando a barra, o que é possível deduzir do som (que não sei se é realmente do filme, embora comparando com o som do dvd pareça ser) é que Bob disse o seguinte para Charlotte:

- All those things you’re not telling him, on the flight back tell him the truth, ok?
- Ok.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Esse filme é lindo...sabe que eu fiquei intrigada pra saber o que ele sussurrou no ouvido dela tb...essa internet, vc acha de tudo!!rs Valeu pela dica do Post Anonymously, agora já sei o caminho da roça, passarei sempre por aqui. Beijo! Roberta

7:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bob tinha que retornar para casa, nos Estados Unidos. Ele disse a Charlotte que ele era uma caso perdido. Ela, sim, tinha um futuro a frente. O que interessava dizer já havia sido tratado em palavras na cena dos dois deitados e conversando na cama.
A cena final do abraço, um sussurro no ouvido e um beijo são imagens. O significado está apenas na imagem.
É o que Godard defende: uma linguagem do cinema que se desprenda da palavra (isso o teatro já faz: falar), o ensaio feito de imagens ficou para o cinema.
Sofia Coppola pode desconhecer Godard, mas tem um pai que conhece muito o que é comunicar apenas com imagens. Basta lembrar o impressionante "A conversação", feito por Francis Ford, o pai.
Como diz David Lynch, no "Mulholland drive", "no hay banda" no teatro do silêncio.

6:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sobre a "outra", o mistério não está em Capitu. Mas na visão propositadamente de Bentinho, que já não enxerga bem pelos olhos e se influenciava pelos outros. Quem fala a ele sobre a dissimulação de Capitu, é o personagem José Dias. Tudo se passa na cabeça de Bentinho, sendo o menos interessante a questão se Capitu traiu ou não. Machado de Assis leva o leitor a acreditar em Bentinho, mas lhe puxa o tapete. Boas análises disso, o mal de Bentinho, são "Impostura e realismo", de John Gledson, e "Duas meninas", de Roberto Schwarz. Ou Helen Caldwell, "O Otelo brasileiro".
Os pobres Bob e Charlotte está longe demais dos personagens machadianos.

6:53 PM  

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