Descaminho

17.10.04

Entrevista com Nicole Algranti

Como Clarice Lispector é tema recorrente neste blog, indico agora a leitura de uma entrevista belíssima concedida por Nicole Algranti, diretora de O Ovo e sobrinha-neta de Clarice. A seguir, alguns trechos.

"Fazer Clarice Lispector no cinema foi um grande desafio. Inclusive fui ao cemitério, no túmulo dela, pedir permissão"

"Serei sincera: se eu tivesse feito um filme com Maria Bethânia narrando e toda a imagem da tela preta, seria um filme tão bonito quanto o que está aí"

"Carla Camurati, por acaso, mora em frente ao filho de Clarice e estava se comunicando com ele, pois pensava em fazer um filme para criança com base em um texto da autora"

"Tive, sim, contato com Clarice até os 12 anos. Guardo lembranças dela, mulher sagitariana fortíssima, irmã de minha avó, que ainda está viva. Uma coincidência é que, quando nasci, Clarice havia se queimado. Não sabemos se foi realmente com o cigarro ou um curto-circuito no ar-condicionado. Minha mãe, grávida de nove meses, foi visitá-la no hospital. Quando a viu ficou tão abalada que, quando saiu, desmaiou e eu nasci. O meu nascimento está diretamente ligado ao sofrimento de Clarice"

Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.