Descaminho

25.11.04

O que nos faz humanos

Autor de As origens da virtude e Genoma, o jornalista britânico Matt Ridley (ex-editor de ciência da revista The Economist) lança mais um livro que alimenta uma antiga polêmica científica. O que nos faz humanos é direcionado aos leigos, mas tem profundidade, fluidez e muito senso de humor.

A polêmica em questão é o velho debate entre natureza e criação (nature e nurture). São os genes que determinam as características de uma pessoa? Ou é o ambiente em que ele vive? Ridley diz que este é um falso problema e que, na verdade, as duas idéias não se contradizem.

Às vezes tem-se a impressão de que Matt Ridley faz o problema parecer simples para poder combatê-lo com argumentos também simples mas, no geral, evidencia nas entrelinhas que a polêmica não está resolvida.

Não é a primeira vez que alguém aponta a solução conciliadora, ainda mais em tempos de hegemonia do pensamento politicamente correto. O que faz o livro ser interessante não é a tese defendida pelo autor, mas a forma como é escrito e enfocado.

Serviço
O que nos faz humanos
Editora Record, 408 págs, R$ 44,90